China se opõe às medidas de controle de exportação do Japão para equipamentos de fabricação de semicondutores

China se opõe às medidas de controle de exportação do Japão para equipamentos de fabricação de semicondutores

  • China
  • maio 25, 2023
  • Comentários
  • 71

China se opõe às medidas de controle de exportação do Japão para equipamentos de fabricação de semicondutores

Fonte: Diário do Povo Online    24.05.2023 08h54

A China se opõe firmemente às medidas de controle de exportação que o governo japonês impôs aos equipamentos de fabricação de semicondutores, disse um porta-voz do Ministério do Comércio da China na terça-feira (23).

A medida é um abuso das medidas de controle de exportação e um sério afastamento das regras de livre comércio e das regras econômicas e comerciais internacionais, disse o porta-voz.

Durante o período de consulta pública para as medidas propostas pelo Japão, as indústrias chinesas enviaram comentários e várias associações da indústria emitiram declarações públicas se opondo à medida. Além disso, alguns grupos industriais e empresas japonesas também expressaram preocupações sobre as incertezas futuras, observou o porta-voz.

Lamentavelmente, observou o porta-voz, as medidas de controle de exportação, em desrespeito às demandas razoáveis da indústria, prejudicarão seriamente os interesses das empresas chinesas e japonesas, bem como a cooperação econômica e comercial entre os dois países.

As medidas irão perturbar a estrutura global da indústria de semicondutores , e enviar ondas de choque através da segurança e estabilidade das cadeias industriais e de suprimentos.

O Japão deve corrigir imediatamente suas práticas erradas, começando por manter as regras econômicas e comerciais internacionais, bem como a cooperação econômica e comercial China-Japão, para evitar medidas que impeçam a cooperação normal e o desenvolvimento das indústrias de semicondutores dos dois países, disse o porta-voz.

A China se reserva o direito de tomar medidas para salvaguardar resolutamente seus direitos e interesses legítimos, acrescentou o porta-voz.

Notícias Relacionadas

Suprema Corte dos EUA anula decisão de juíza e abre caminho para demissões em massa de Trump

Suprema Corte dos EUA anula decisão de juíza e…

Notícia   Estadão Internacional Juízes federais atendem pedido de emergência do governo; legalidade dos cortes ainda será julgada A Suprema Corte…
Trump anuncia tarifa de 50% sobre Brasil; veja o que o País mais exporta e importa dos EUA

Trump anuncia tarifa de 50% sobre Brasil; veja o…

Exportações do Brasil para os EUA somaram US$ 3,36 bilhões em junho deste ano, alta de 2,4% na comparação anual O…
Reciprocidade aos EUA: Governo Lula estuda fim de patentes de medicamentos americanos

Reciprocidade aos EUA: Governo Lula estuda fim de patentes…

BRASÍLIA — O governo brasileiro está criando um grupo para avaliar de que forma o Brasil atuará reciprocamente em relação aos Estados…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *