- Internacional
- setembro 20, 2023
- Comentários
- 72
Uma amizade mais forte entre China e Zâmbia traz benefícios concretos ao povo zambiano

Mulheres zambianas dançam durante o lançamento do projeto de mega rodovia financiado pela China em Chisamba, Zâmbia, no dia 8 de setembro de 2017.(Xinhua/Peng Lijun)
Durante mais de meio século, independentemente da evolução do cenário internacional, a China e a Zâmbia continuam empenhadas em aprofundar a amizade e a cooperação, tornando-se “amigas em todas as condições”, bem como um exemplo de amizade China-África.
Lusaca, 18 set (Xinhua) — Para Fidelity Sindolo, que dirige um salão de cabeleireiro em Lusaca, capital da Zâmbia, os cortes de energia costumavam ser uma grande dor de cabeça, deixando seu negócio em um ciclo intermitente.
Em março deste ano, a Usina Hidroeléctrica Kafue Gorge Lower, construída pela China, cerca de 90 km a sul de Lusaka, entrou em funcionamento, gerando electricidade estável que alimenta a vida dos residentes locais.
Não apenas o salão de Sindolo prosperou; novas lojas surgiram por toda a cidade, um sinal de vibrante atividade econômica estimulada pela usina hidrelétrica.
O presidente da Zâmbia, Hakainde Hichilema, que inaugurou oficialmente a usina, disse que a conclusão do projeto não foi boa apenas para o setor energético do país, mas para a economia como um todo, uma vez que a energia é fundamental para impulsionar uma economia.
Ele disse que o projeto mostra a relação amigável entre os dois países e que seu governo está empenhado em aumentar ainda mais o relacionamento com a China.
Na semana passada, a convite do presidente Xi Jinping, Hichilema fez uma visita de Estado à China. Os dois líderes anunciaram a elevação das relações bilaterais a uma parceria cooperativa estratégica abrangente, abrindo um novo capítulo nos seus tradicionais laços de amizade.
AMIZADE PERMANENTE
A China e a Zâmbia compartilham uma amizade tradicional e duradoura, que foi forjada pelos líderes dos dois países das gerações anteriores. No início da década de 1960, o povo chinês apoiou firmemente o povo zambiano na prossecução da independência nacional. A Zâmbia foi o primeiro país da África Austral a estabelecer relações diplomáticas com a China.
Durante mais de meio século, independentemente da evolução do cenário internacional, ambas as partes continuam empenhadas em aprofundar a amizade e a cooperação, tornando a China e a Zâmbia “amigas em todas as condições”, bem como um exemplo de amizade China-África.

Um artista local observa uma exibição interativa 3D+AR dos 24 termos solares durante a “Exposição de Artes de Mídia Digital CONHEÇA A CHINA” em Lusaca, Zâmbia, no dia 14 de novembro de 2019. (Xinhua/Peng Lijun)
Na década de 1970, a pedido da Tanzânia e da Zâmbia, a China e a África construíram conjuntamente a Ferrovia da Tanzânia, conhecida como a Ferrovia da Amizade e a Ferrovia da Liberdade, nas vastas pradarias africanas. Alguns engenheiros e trabalhadores até deram a vida.
Em 2022, o Parque Memorial TAZARA foi inaugurado oficialmente em Lusaca. No centro do Parque Memorial foi construído um monumento imponente com a inscrição “Os mártires chineses que ajudaram a Zâmbia serão imortalizados para sempre”. Há fileiras de lápides finamente gravadas com os nomes dos mortos.
“Lembramo-nos de nossos heróis caídos”, disse Hichilema na cerimônia de abertura, que depositou uma coroa de flores em homenagem aos chineses que sacrificaram suas vidas para a construção da ferrovia TAZARA e outros projetos.
MAIOR COOPERAÇÃO
A Usina Hidroeléctrica Kafue Gorge Lower é um testemunho impressionante da estreita cooperação entre a China e a Zâmbia para melhorar os meios de subsistência locais. Nos últimos anos, a China e a Zâmbia têm levado a cabo uma cooperação abrangente em uma vasta gama de domínios, a vários níveis e de uma forma prática e inovadora no âmbito da “Iniciativa do Cinturão e Rota” e do Fórum de Cooperação China-África (FOCAC, em inglês).
A China e a Zâmbia construíram conjuntamente um novo terminal moderno no Aeroporto Internacional Kenneth Kaunda e o novo Aeroporto Internacional Simon Mwansa Kapwepwe, equipando a Zâmbia com novos centros de aviação; As fábricas de moagem de última geração construídas na China melhoraram o fornecimento de alimentos e estabilizaram os preços dos alimentos para o povo zambiano; O Projeto de Abastecimento de Água em Massa de Kafue foi executado com sucesso para garantir que cerca de 500.000 pessoas na capital da Zâmbia tenham acesso a água limpa e segura.
Em 2022, a China e a Zâmbia assinaram protocolos sobre a exportação de estévia e farinha de soja para a China, e o tratamento de tarifa zero concedido pela China à Zâmbia para 98% dos produtos de exportação tributáveis exportados para a China entrou em pleno vigor. Em 2022, o volume do comércio bilateral entre a China e a Zâmbia atingiu US$ 6,73 mil milhões, um aumento anual de 30,2%, o que é um máximo histórico.
Durante a visita da semana passada à China, Hichilema elogiou muito a filosofia e os princípios orientadores da modernização chinesa e expressou a esperança de aprender com a experiência de desenvolvimento da China.
Por sua parte, Xi disse durante as conversações que o sucesso da modernização chinesa mostra a diversidade dos modelos de modernização no mundo, e que o processo de desenvolvimento e modernização de alta qualidade da China continuará a trazer novas oportunidades para todos os países, incluindo a Zâmbia.