Think tank da Xinhua divulga relatório sobre Iniciativa de Desenvolvimento Global proposta pela China
- China
- setembro 20, 2023
- Comentários
- 89
Think tank da Xinhua divulga relatório sobre Iniciativa de Desenvolvimento Global proposta pela China
Nações Unidas, 19 set (Xinhua) — O Instituto Xinhua, o think tank da Agência de Notícias Xinhua, divulgou na terça-feira um relatório intitulado “As Conquistas Práticas e as Contribuições Globais da Iniciativa de Desenvolvimento Global” na reunião de alto nível sobre Resultados de Cooperação da Iniciativa de Desenvolvimento Global (IDG) organizada pela China na sede da ONU.
O relatório, disponível nas versões em inglês e chinês, expõe os principais conceitos, princípios e significados universais da IDG. Ele destaca as contribuições globais da IDG por meio de mais de 30 casos de projetos de cooperação internacional e fornece revisão e análise abrangentes das realizações da cooperação na IDG nos últimos dois anos.
“Em um momento em que o desenvolvimento global enfrenta ventos contrários, o presidente chinês, Xi Jinping, propôs a IDG como uma resposta eficaz aos desafios globais e às necessidades de crescimento dos países em desenvolvimento e recebeu respostas positivas de todas as partes. Progressos positivos foram feitos nos dois anos desde que a iniciativa foi proposta”, diz o relatório.
O relatório explica como a China e a comunidade internacional estão colaborando para ser pioneiros em um novo modelo de cooperação internacional para o desenvolvimento e pede a revitalização da recuperação econômica por meio da inovação tecnológica, a melhoria de um sistema de governança global justo e equitativo e a ação coletiva para construir uma comunidade global de desenvolvimento com um futuro compartilhado.
O relatório indica que a IDG prioriza o desenvolvimento e se alinha estreitamente com a tarefa central de implementar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, apresentando um novo modelo de cooperação internacional para o desenvolvimento mais inclusivo, diverso e sustentável.
“Juntos, pretendemos criar uma nova era de desenvolvimento global com benefícios para todos, equilíbrio, coordenação, inclusão, cooperação ganha-ganha e prosperidade comum”, construindo assim uma comunidade global de desenvolvimento com um futuro compartilhado, disse o relatório.